terça-feira, 20 de maio de 2014

Cronograma Capilar .. Você sabe o que é isso?

Oiie pessoal, bom dia!

Tudo bem com vocês? Bom espero que sim, mas se não estiver e o problema for seu cabelo, talvez eu possa te ajudar :)

Hoje eu vou falar pra vocês um pouco sobre Cronograma Capilar.

O que é o Cronograma Capilar?

O Cronograma Capilar nada mais é do que uma “programação” para cuidar dos cabelos.
E nesta programação de cuidados devemos seguir três fases: Hidratação, Nutrição e Reconstrução (preferencialmente nesta ordem). Tais fases servem para repor o que o cabelo não está produzindo ou não produz adequadamente.
Vale lembrar que uma boa alimentação e hábitos como beber ao menos dois litros de água por dia auxiliam para a produção natural das propriedades que falarei futuramente.

Como é feito o cronograma capilar?

O cronograma é feito basicamente à base de máscaras de tratamento e cada tipo de cabelo irá se adequar à um cronograma específico, de acordo com o grau de danos existentes nos fios.
A melhor maneira de se programar um eficaz Cronograma Capilar é observar o que os cabelos precisam e definir como doar aos fios o que for necessário. Uma boa dica é que a etapa que seu cabelo apresentar, depois de seco, as características que mais lhe agradar será a que você mais deve focar. Tendo isso em mente,  você irá definir de acordo com seu tempo e disponibilidade dos produtos qual melhor maneira para fazer o cronograma: concluindo as três fases a cada semana,  ou fazendo uma fase por semana.

Para isso pode-se seguir uma das tabelas abaixo:

Se seu cabelo for virgem, ou seja, sem química de qualquer espécie (tintura, alistamento, etc.), terá bons resultados seguindo esta tabela:


Se esse é o seu caso, mas prefere seguir a programação uma vez por semana, faça da seguinte maneira: Hidratação; Nutrição; Hidratação; Reconstrução.

Você não usa muita química nas madeixas, mas sente que ele está meio tristonho, siga a próxima tabela que tá tudo certo:


Querendo seguir este cronograma uma vez por semana faça assim: Hidratação; Hidratação; Nutrição; Reconstrução.

Agora se o seu cabelo é munito feito o meu, fino e cheio de descoloração, ou com alguma química+fator agravante, ou mais de uma química, marca na agenda essa tabela e segue ela que é sucesso:


E agora vou ser sincera com vocês: se seu cabelo se enquadra nessa tabela, o bom mesmo é segui-la, ou fazer as etapas pelo menos duas vezes por semana. Aqui a dica é nunca, nunca mesmo, fazer duas Reconstruções seguidas.

Bom, o post tá ficando muito longo, mas para finalizar, gostaria de mostrar pra vocês as máscaras que uso e acho ótimas para os meus cabelos...


...e dizer que no próximo post da série Cronograma Capilar vou explicar como eu as utilizo, puras ou em receitnhas mega fáceis, para dar uma moral para os meus fiozinhos :)

Gente, por hoje é só, mas se ficou alguma dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo. 

Bjinhuxx e até o próximo post ^.~