sábado, 21 de junho de 2014

Cronograma Capilar: Hidratação

Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim, hein?! :D

Hoje eu vou falar mais um pouco sobre o Cronograma Capilar .. Já falei antes aqui e aqui

Amiga, se o seu cabelo anda meio opaco e ressecado, ele está precisando de hidratação. Mas não basta aplicar nele qualquer máscara que aparecer pela sua frente e achar que 'tá tudo certo', que já está fazendo sua parte em fazer hidratação em casa, porque não é bem assim. As vezes até funciona, mas não vamos arriscar nheh kkkk'

Os fios de cabelos são estruturas feitas de fibras de queratina envolvidas por uma camada de células chamadas cutículas. A presença de água no interior dessas células garante as propriedades naturais dos fios (brilho, maciez, penteabilidade). A hidratação é responsável pela reposição hídrica dos fios e se você usar a máscara correta (ou os ingredientes certos), seus cabelos ficarão suaves, leves e macios. 

Sendo assim, é importante observar a composição dos produtos que você já tem ou vai adquirir. São necessários alguns desses componentes para se obter o resultado esperado:
extratos botânicos;
sacarose e derivados do açúcar; 
vitaminas;
glicerina;
entre outros.

Tendo isso em mente, fiz algumas pesquisas e optei por duas linhas para minha fase H. A composição de ambas as marcas já me seria suficiente pois gostei muito do resultado obtido apenas com o shampoo e a máscara de cada uma, mas prefiro dar um up e fazer minhas misturinhas. E uma delas é a seguinte:


Eu uso

a máscara de tratamento, o Bepantol Derma Solução, a Glicerina bi-destilada e água ...

Num pote de plástico eu coloco 

uma porção da máscara da vez (compatível ao tamanho do meu cabelo)
uma tampinha de Bepantol (a da embalagem da glicerina)
duas tampinhas de glicerina (a mesma)
uma tampinha de água (também, a mesma) ... 

Para aplicar

misturo todos os ingredientes e vou passando mecha a mecha, enluvando cada uma.
Feito isso, coloco uma touca metalizada e aguardo de 5 a (no máximo) 10 minutos. 

*É importante ressaltar que nessa hora é essencial o uso da touca, pois a glicerina vai sugar a água que estiver em volta do cabelo, e se ele não estiver abafado o que pode acontecer é que a glicerina sugue a água do próprio cabelo causando o efeito contrário, fazendo com que ele fique ressecado. Caso você não tenha a touca (ou qualquer outra coisa para usar pra abafar o cabelo), é melhor tirar a glicerina da receita, tá? ;) e outra coisa que é preciso saber é que essa receita não pode ser feita em todas as suas hidratações, pois tudo o que é demais faz mal. 

Depois de seco, o efeito é aquele que citei acima: cabelo leve, macio e com muito brilho \o/

Bom gente, é isso. Espero que tenham gostado da dica de hoje, é já estou preparando mais posts sobre Cronograma Capilar e vem por aí resenhas, mais receitinhas para potencializar as máscaras e um resumo como este sobre nutrição e reconstrução já tô ansiosa kkk'

Se ficou alguma dúvida ou se você tem alguma sugestão, escreve nos comentários :D vou adorar ler e responder. 

Bjinhuxx e até o próximo post ^.~